MATERIAL DIDÁTICO DO CURSO:
Será entregue ao participante como suporte didático do curso de Automação de Subestações, uma cópia do material (apostila) que foi preparada pelos instrutores da CONPROVE.
Nesse material os participantes encontrarão: conceitos referentes aos tipos de SE´s, abrigadas e ao tempo, SE´s a SF6, equipamentos que compõem uma subestação (disjuntores, transformadores, seccionadoras, TC´s, TP´s, etc.) e detalhes sobre os vários tipos de barramentos, incluindo entre outros: barramento simples, barra seccionada, barramento duplo, barramento triplo, arranjo de disjuntor e meio, etc., com os esquemas de comando e intertravamentos.
Na sequência será feito um estudo dos vários equipamentos e recursos que são usados para realizar a automação em Subestações, envolvendo: conceitos de lógicas, processamento digital de sinais, teoria de redes de comunicação: o sistema OSI e as camadas das redes. Interfaces físicas, padrões de portas. Noções básicas do protocolo TCP/IP: Frame Ethernet, TCP e UDP. Conceitos de LAN, WAN, Gateway. Automação de subestações: IED’s, medidores, controladores de bay, etc. Equipamentos de comunicação: switches, roteadores, modems, multiplexadores, transcievers, gatewys, processadores de comunicação, rádios. Níveis hierárquicos de um sistema de automação de subestação: nível 0, 1, 2 e 3. Sincronização de tempo. Sincronização horária de eventos: GPS, IRIG-B, NTP e PTP.
Um capítulo é dedicado a estudo de protocolos envolvendo: MODBUS: MODBUS RTU x MODBUS. Protocolo DNP3: DNP3 serial x DNP3 LAN/WAN. Conceitos da IEC 62850: Organização da informação (Physical Device, Logical Device, Logical Node). Arquivos SCL. Protocolos IEC 61850 MMS, GOOSE e SV (Sampled Values). Ferramentas de diagnóstico.
Durante o curso serão estudados exemplos envolvendo: Arquiteturas de comunicação e análise comparativa entre elas. Exemplos de controle local. Exemplos de automatismos. Documentação do projeto de automação da subestação (diagrama lógico e lista de pontos). Projetos de redes Ethernet de alta disponibilidade: Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP). Parallel Redundancy Protocol (PRP). Redes Definidas por Software (SDN). Segurança cibernética, coleta automática de oscilografia. Equipes de engenharia: Rede de monitoramento de equipamentos. Equipes de manutenção: Monitoramento da rede de comunicação. Equipes de automação: certificações IEC 61850, wireless, introdução ao Smart Grid, introdução à medição fasorial.
Os instrutores que desenvolveram o material didático trabalharam junto com a equipe pedagógica da CONPROVE. A meta foi produzir um material didático que permitisse grande aproveitamento no curso, mas, sobretudo, que o material pudesse posteriormente ser aproveitado pelos participantes nos seus trabalhos de estudo, comissionamento, operação de subestações.
Automação de Subestações:
Sua Média:
| Mínimo para aprovação:
Para o começo do curso, programa e apostila anexada para que haja o acompanhamento o material apresentado nas aulas.
Sua Média:
| Mínimo para aprovação:
Assista com atenção, para fazer os exercícios posteriormente.
Sua Média:
| Mínimo para aprovação:
Este módulo contém exercícios avaliativos para a fixação do conteúdo, ao final dos exercícios a prova final deverá ser executada.